Microsoft enfrenta processo nos EUA por ferramenta antipirataria WGA


Londres - Processo alega que o programa WGA viola as leis de proteção ao consumidor da Califórnia e de Washington e as leis contra spyware.

A Microsoft enfrentará um processo por conta da ferramenta que coleta dados do computador do usuário para descobrir se a cópia do Windows utilizada é pirata.

O processo, aberto na Corte do Distrito de Seattle, na segunda-feira (26/06), tem como alvo o Windows Genuine Advantage (WGA), ferramenta antipirataria introduzida em julho de 2005.

O programa WGA coleta dados do hardware e do software e os envia para os servidores da Microsoft. A informação armazenada é usada então para verificar possíveis violações à propriedade intelectual.

O processo alega que o programa viola as leis de proteção ao consumidor dos Estados da Califórnia e de Washington (e do Brasil, não?), e as leis contra spyware, programas invasivos que coletam dados de forma suspeita.

Ao introduzir o WGA, a Microsoft pega os usuários em um momento em que já estão sensibilizados sobre a forma como são notificados sobre a instação de softwares no seu PC e sobre a questão da privacidade.

O processo contra a Microsoft sustenta que a companhia enganou os usuários ao entregar o WGA, mascarando-o como uma atualização mensal que em geral traz correções críticas de segurança.

A ação pede que a Microsoft apague todos os dados coletados pelo WGA e dê aos usuários recursos para remover a ferramenta do computador, além de indenização por danos.

Jeremy Kirk
IDG News Service

Comentários