Brasil versus Alemanha


Um escândalo acontecido em 2000 na Alemanha ainda repercute hoje, o país estava em 25o. lugar no Pisa*, um exame que mede a capacidade de leitura e o aprendizado de matemática e ciências, entre jovens de 15 anos, em cerca de quarenta países. Os pais e educadores dividem-se em dois grupos: os traumatizados e os enfurecidos.
O relatório ainda hoje, gera tumuldo, comissões, seminários e uma grande quantidade de leis para reverter a situação.

Nesse exame, o Brasil está em último lugar! Bem atrás do Mexico. Só que em nosso caso, não teve nenhum escândalo... O governo, os jornais, nem os pais, fizeram nenhum alarde, a esquerda e a direita ficaram igualmente mudas. Pesquisas com os pais mostram um resultado quase inacreditável: eles estão satisfeitos com a educação oferecida aos filhos.

Segundo o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (Saeb)**, 55% dos alunos da 4a. série são praticamente analfabetos (em países sérios isso quase não acontece nem na 1a. série). O Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (IPM)***, indica que 74% dos brasileiros adultos estão nessa condição.
Não há nenhuma discrepância, todos os dados mostram que nossa educação é péssima. Tampouco existem atenuantes. Mas há uma agravante: o desempenho muito melhor de países com o mesmo nível de renda e que pagam aproximadamente a mesma coisa aos professores.

______________________
*Pisa 2000 (arquivo do relatório em PDF)
**Saeb (arquivo em PDF) e site do MEC, perguntas e respostas
***IPM (arquivo em PDF) e site do IPM

P.S. Realmente é excelente ser o primeiro do mundo no futebol quando somos o último em educação!

Comentários