Qual a estratégia que usam para retirar a tua liberdade?

Era uma família onde todos na casa reclamavam de alguma coisa: 

Um reclama que a comida não era boa ou suficiente, outro que o telhado aparente e sem forro não trazia boa estética ou isolamento térmico-acústico, uma das moradoras reclamava que a rua tinha muita poeira e a casa sempre estava suja, e outra reclamava que a casa era pequena com pouca área de trânsito e muitos móveis. 

O chefe da família, que não via nenhum problema, mas ficou preocupado com o contentamento de todos, e mesmo sendo acusado de ser descansado e inativo, foi tentar uma solução. 

Aconselhou-se com um antigo professor que disse-o para colocar um bode na sala, apesar de crer que não resolveria o problema, confiou no velho mestre e executou o plano. Já no primeiro dia as reclamações eram intensas, acusavam o chefe da família de insensato, mas como a casa era do homem, ninguém pôde fazer nada.

Uma semana depois a esposa e os três filhos estavam de arrancar os cabelos, falavam das doenças que poderiam ter com a sujeira das fezes e do próprio bode. Da confusão que o animal fazia, solto pela casa, derrubando objetos e subindo nas camas e sofá. Do barulho do animal que atrapalhava a cesta e retirava a paz nas horas dos programas favoritos da TV... 

O homem volta a consultar-se com o mestre e ele o aconselha agora a retirar o bode da casa. Mas que antes impusesse à família seu poder de mando incondicional e sem reclamação. O que foi aceito pela família para que o caos causado pela presença do animal acabasse. 

O chefe da família, retirou o animal, e ninguém mais reclamou, mesmo que a casa tenha voltado ao estado inicial de poeira era menos que aquela feita pelo bode, pouco espaço e estética, mas muito melhor que a situação imposta pela presença do animal. TODOS aceitaram, para acabar com o caos que foi criado, as imposições como condição! 

A estratégia é chamada de "oferta de soluções" - O caos é criado, uma situação insuportável onde as pessoas clamem por um salvador que mesmo que imponha suas regras, deverá trazer a paz novamente. 

Tem visto ultimamente algo parecido: violência, doença, confusão no trânsito, desobediência dos filhos, ...? Será que em lugares onde esse caos piore, chegando à mortes de entes queridos, insegurança extrema, falta de alimento, mesmo tendo dinheiro, falta de água, intransigência dos mais fortes, arbitrariedades de gangues, será que o povo submetido a esse caos não clamaria por um "governo" forte, mesmo abrindo mão da liberdade?

O caos social, a degeneração das pessoas, a crise na educação, a falta de lazer, a destituição da família e da religião, o trancamento, as sabotagens ao governo, são a estratégia da OFERTA DE SOLUÇÕES, piorará ainda mais, e aparecerá alguém propondo um ESTADO forte, um PAI que resolverá tudo, mas que retirará "alguma liberdade", mas será para "o bem de todos".

Estado inchado, cheio de assistências, mas controlador é o que se chama de Comunismo, onde todos são iguais, mas pobres e sem liberdade, exceto os membros dirigentes do Partido.



Comentários

Unknown disse…
Ótimo texto e uma grande comparação com a situação que podemos entrar