Grave vírus mata um homem - informa a China só depois de 2 meses!

Só agora a China faz saber sobre a morte que aconteceu no final de maio, um veterinário, que trabalhava em outro laboratório, começou a apresentar sintomas de infecção e vômitos desde abril. 

O vírus, é conhecido e foi isolado desde 1932, é um alfa herpesvírus enzoótico endêmico normalmente sem muito prejuízo em macacos, mas que ao infectar humanos é extremamente mortal. A infecção pode ser transmitida por contato direto e troca de secreções corporais de macacos e tem uma taxa de mortalidade de 70% a 80%, ou seja cada 10 pessoa infectadas, oito deverão morrer. [O Covide-19 mata numa taxa menor que 3%]. 

Os sintomas geralmente começam dentro de um mês após a exposição ao vírus B, mas podem aparecer entre três a sete dias, diz o CDC [órgão dos EUA para o controle e doenças]. As primeiras indicações de infecção são sintomas semelhantes aos da gripe, como febre e calafrios, dores musculares, fadiga e dor de cabeça, após as quais uma pessoa infectada pode desenvolver pequenas bolhas na ferida [do arranhão ou da mordida do infectado] ou na área do corpo que entrou em contato com o portador. 

Alguns outros sintomas da infecção incluem falta de ar, náuseas e vômitos, dor abdominal e soluços. Quando a doença progride, ocorre inchaço do cérebro e da medula espinhal, provocando outros sintomas de ordem neurológica e consequente dores, dormências, problemas na coordenação dos movimentos. 

Mesmo sendo conhecido ha 90 anos não se pensou ainda em criar vacina que possa nos proteger contra a infecção pelo vírus B. Na história médica houve menos de 100 registros de infecções humanas do tipo herpes B desde o primeiro caso de transmissão de primata para humano em 1932, muitos deles registrados nos EUA, mais atentos à doenças, mas no restante do mundo podemos desconfiar, principalmente sobre essa infecção recente, afinal transparência não é coisa cultivada em países como a China. 

Contudo é provável que haja casos do vírus que não foram detectados... Sugere-se que se exposto a um infectado, uma pessoa primeiro deve lavar e esfregar bem a área do corpo que esteve em contato com água e sabão [como se faz quando entramos em contato com animais com o vírus da raiva], também com detergente ou com iodo por 15 minutos. Deve-se deixar correr a água sobre a área entre 15 e 20 minutos e procurar atendimento médico imediato.



Comentários