Três Peneiras


Augustus procurou Socrates e disse-lhe:

Socrates, preciso contar-lhe algo sobre alguem! Voce nao imagina o
que me contaram a respeito de...

Nem chegou a terminar a frase, quando Socrates ergueu os olhos do
livro que lia e perguntou:

Espere um pouco Augustus. O que vai me contar, ja passou pelo crivo
das tres peneiras?

Peneiras? Que peneiras?

Sim. A primeira, Augustus, eh a da "Verdade". Voce tem certeza de
que o que vai me contar eh absolutamente verdadeiro?

Nao. Como posso saber? O que sei,foi o que me contaram!

Entao suas palavras ja vazaram a primeira peneira. Vamos entao para
a segunda peneira: a "Bondade". O que vai me contar, gostaria que os outros
tambem dissessem a seu respeito?

Nao, Socrates! Absolutamente, nao!

Entao suas palavras vazaram, tambem, a segunda peneira. Vamos agora
para a terceira peneira: a "Necessidade". Voce acha mesmo necessario
contar-me esse fato, ou mesmo passa-lo adiante?

Resolve alguma coisa? Ajuda alguem? Melhora alguma coisa?

Nao, Socrates... Passando pelo crivo das tres peneiras,compreendi
que nada me resta do que iria contar.

E Socrates sorrindo concluiu:

Se passar pelas tres peneiras, conte! Tanto eu, quanto voce e os
outros,iremos nos beneficiar. Caso contrario, esqueca e enterre tudo.

Sera uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a
discordia entre irmaos. Devemos ser sempre a estacao terminal de qualquer
comentario infeliz! Da proxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso
de passa-lo adiante, submeta-o ao crivo das tres peneiras porque:

a) Pessoas sabias falam sobre ideias;

b) Pessoas comuns falam sobre coisas;

c) Pessoas mediocres falam sobre pessoas.


Comentários