Existem pessoas capazes de resistir ao HIV!

Uma pesquisa investiga pessoas capazes de resistir ao HIV. No início dos anos 90, descobriu-se que uma pequena minoria de pessoas com HIV continuava saudável e não desenvolvia a AIDS.


Um consórcio internacional de pesquisadores tentará descobrir como algumas poucas pessoas, infectadas pelo HIV, conseguem, naturalmente, impedir a replicação do vírus. O consórcio, batizado de Elite Controller Collaborative Study (Estudo Colaborativo de Controladores de Elite), tentará encontrar os fatores genéticos que permitem que essas pessoas combatam o vírus mesmo sem a ajuda de remédios, às vezes até 25 anos após a infecção.

"Se descobrirmos como esses indivíduos conseguem coexistir com o vírus sem sofrer dano no sistema imunológico e achar um meio de reproduzir a capacidade em outros, teríamos a receita para parara a epidemia", disse o médico Bruce Walker, diretor do Centro de Pesquisa de Aids.

A menos que se usem drogas antivirais, o HIV se reproduz até sobrepujar as células CD4 T do corpo, suprimindo a reação imunológica e causando a aids. No início dos anos 90, descobriu-se que uma pequena minoria de pessoas com HIV continuava saudável e não desenvolvia a aids.

Com as técnicas atuais para medir a quantidade de vírus na corrente sangüínea, pessoas que são capazes de manter níveis baixos de HIV são identificadas logo após o diagnóstico da infecção. Alguns desses chamados "controladores" são capazes de manter uma taxa de vírus da ordem de menos de 2.000 cópias/ml.

***

Até que apareça outra doença pior, certamente também criada em laboratório, a AIDS assusta milhões de pessoas e mata outro tanto todos os anos. É excelente que vençamos uma luta já antiga e desleal contra um inimigo cada vez mais comum.

Comentários