Recife Jazz Festival

O Festival anima o Recife Antigo neste fim de semana
Foto: Noisa Viola/ Divulgação
Promover a popularização do jazz é um dos objetivos do Recife Jazz Festival, evento que começa nesta sexta-feira com a participação de dezoito atrações locais, nacionais e internacionais. O festival segue até o domingo com shows gratuitos na Torre Malakoff e na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Esta quarta edição do festival homenageia o guitarrista Nilton Rangel, professor de várias gerações de artistas do Recife e um dos introdutores de técnicas de improvisação no estado.

Entre os destaques da programação de shows estão o pianista cubano Alejandro Vargas e a pianista americana Deanna Witkowski, que se apresenta ao lado do saxofonista Harvey Wainapel no fechamento da primeira noite do festival. A programação da sexta-feira será aberta às 17h com show do pernambucano Sidor, seguido dos conterrâneos Cacu Santos e da Contrabanda. O guitarrista paulista Marchinho Eiras e o argentino Rodrigo Dominguez Cuarteto completam as atrações da sexta.

No segundo dia do festival, outro argentino se apresenta: o guitarrista, compositor e arranjador Fernando Tarrés. Nascido em Córdoba, Fernando já integrou diversos grupos como a Yale Philharmonic Orchestra e o Arida Conta Group. Quem abre a noite é o Trio Sotaque, que conta com a participação do guitarrista Luciano Magno. Depois, se apresentam os pernambucanos Fábio Costa e Júnior CAP. O quarteto Di Steffano, d Rio Grande do Norte, e o baixista paranaense Glauco Solter completam a programação do sábado.

Foto: Chico Correa/ Divulgação
O último dia do festival começa às 15h com show da paraibana Chico Correa & Eletronic Band. Apostando na experimentação entre música nordestina e eletrônica, a sonoridade do grupo passeia por cocos, baião, sambas, eletro, breakbeats e drumn'bass. Os pernambucanos do Noise Viola e Por um Trio se apresentam até às 18h, quando o cubano Alejandro Vargas sobe ao palco. Em seguida, a banda francesa noJazz faz um passeio jazzístico da chanson francesa ao hip hop.

O encerramento do festival será em com o convidado de honra do festival, o maestro Ademir Araújo. A partir das 21h40 do domingo, o maestro vai comandar, ao lado de Ivan do Espírito Santo, dezessete músicos da Orquestra Popular do Recife. O ritmo vai ser de carnaval, com a execução de frevos de rua.

Conferências - Além da programação de shows, o Festival vai oferecer oito conferências nesta sexta-fira e no sábado, no Teatro Apolo. As conferências vão debater temas como internet e música, música independente e os novos rumos da cultura pernambucana. O jazz na Argentina e na França também serão debatidos no festival.

O festival ainda conta, durante os três dias, com a Feira de Música Instrumental. A expectativa dos organizadores do evento é de que a feira funcione como um ponto de convergência entre músicos, público e o empresários da música instrumental . No local, haverá estandes com CDs e fabricantes de instrumentos musicais, sempre das 15h às 21h, na Torre Malakoff. Confira abaixo a programação completa de shows e conferências do Recife Jazz Festival.

Programação musical

Sexta-feira (23)
17h – Sidor – PE
18h – Cacau Santos - PE
19h – Contrabanda - PE
20h - Marcinho Eiras - SP
21h20 - Rodrigo Dominguez Cuarteto - ARGENTINA
22h40 - Deanna Witkowski (EUA), com o músico convidado Harvey Wainapel (EUA).

Sábado (24)
17h – Trio Sotaque – PE
18h – Fábio Costa - PE
19h – Júnior CAP - PE
20h – Di Steffano Quarteto - RN
21h20 – Glauco Solter - PR
22h40 - Fernando Tarrés Quinteto - ARGENTINA

Domingo (25)
15h – Chico Corrêa & Eletronic Band - PB
16h – Noise Viola - PE
17h – Por um Trio - PE
18h – Alejandro Vargas - CUBA
19h20 – noJazz - FRANÇA
21h40 – Maestro Ademir Araújo (Orquestra Popular do Recife) - PE

Conferências
Teatro Apolo, das 10h às 13h

Sexta-feira (23)
Novos rumos da cultura pernambucana - Luciana Azevedo (Presidente da Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Governo do Estado)
Projeto "JOJAZZ – El Joven Espíritu del Jazz Cubano" - Gloria Ochoa de Zabalegui (Casa Discográfica Producciones Colibri – CUBA)
Distribuição e internet - Javier Fainzaig (FaroLatino – Argentina);
TV e música instrumental - Luiz Lourenço (TV Universitária – PE);
Sudamérica: la gestación de un jazz verdaderamente independiente - Fernando Tarrés (Bau Records – Argentina)

Sexta-feira (24)
Novos nomes da música improvisativa francesa - Bruno Boulay (Bureau Export Musique Française Brésil – Consulado da França no Brasil);
Mariana Markowiecki (Representante da Secretaría de Música de la Ciudad de Buenos Aires – Argentina)
Música independente - Gustavo Vasconcellos (Brasília) - Idealizador e organizador da Feira da Música Independente Internacional de Brasília (FMI) e diretor da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI)

Feira da música instrumental
De 23 a 25 de novembro
Torre Malakoff, das 15h às 21h

Serviço
Recife Jazz Festival
e 23 a 25 de novembro
Torre Malakoff e Praça do Arsenal
Entrada gratuita
Informações: 3427-2902

A equipe do Diario de Pernambuco

Comentários