Acervos
A Biblioteca do Congresso dos EUA fechou uma parceria com o site de fotos Flickr para digitalizar e disponibilizar na web, sem copyright, mais de 14 milhões de imagens de seu acervo. Mais ou menos 3 mil fotos já estão disponíveis.
Semelhante ao site do Metropolitan, de Nova York, qualquer usuário do Flickr pode inserir tags [colocar uma etiqueta descritiva] nas imagens. A idéia é boa. Surgirão novas classificações e relacionamentos entre as fotos. Quem sabe a Biblioteca do Congresso não use esses novos relacionamentos para melhorar o seu sistema tradicional de catalogação?
Por outro lado, com essa classificação feita pelos usuários, existe o perigo de, por exemplo, etiquetarem uma maçã como verdura. Para evitar coisas desse tipo, no início, haverá um acompanhamento na colocação das tags.
Esse não é o primeiro nem o último projeto desse tipo. O Google Books tem acordos para digitalizar livros de diversas bibliotecas no Brasil e nos EUA. E o projeto FootNote segue digitalizando 4 milhões de documentos do Arquivo Nacional dos EUA. Falta algo parecido na área de vídeos. No YouTube talvez.
Comentários