Cachorra para vereador

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCbPR1bg0FB4l1oVSCsUJwU5-j-NGENydvnQ8ObEGxa4Am_3jk_GOnQcmiGoqO35S4BLnfz0fI0-wMrirQcduVYlC8sZmvc2AOedNcBozZ3iFnx6swFv51xy-ri7LPQK_w6wcRmA/s1600/vereador08-10-08.jpg

Sem querer ofender o fiel canino, chamando a escória de "cachorra", como fazia meu avô Augusto, quando queria cognomear sujeitos de baixa qualidade...: "Aquilo é uma cachorra...!"

Forçado a ver figuras de nenhum atrativo, nos cavaletes distribuídos pelos passeios e nas propagandas eleitorais (obrigatórias) gratuitas da TV, no embalo leio os nomes: Mané do Gás, Juca da Baixada,  Zé de Nóca - Para Vereador - Vote! - entre tantas outras alcunhas, é difícil não pensar se esses "senhores" sabem ao menos o que faz um vereador. Não que seja questão de cognome, também tem muito candidato de nome pomposo que só está concorrendo ao cargo para ganhar um gordo salário.

Certamente, se perguntados, responderiam igual à Vossa Excelência o palhaço e Deputador Federal Tiririca: "o que faz? que não sei, mas vote em mim que eu te conto". 

E assim vai a politicagem, formulando políticas para os poderosos ao invés de beneficiar o povo, nos conchavos e lobbies, o salário aumenta. O prefeito não é fiscalizado mas ajusta os votos em seu curral de bancada.

E a minha vizinha vai votar no Mané do Gás porque ele é boa gente, vive rindo e não cobra a ela, para entregar o gás. Então D.Vidinha que também não sabe o que faz um vereador, vai continuar reclamando do governo, sem saber porque eu digo que a culpa é do povo. Ôxe... "o povo tem o governo que merece", já dizia Maquiavel. 

E D.Vidinha me pergunta: Por que esse tal de Marquiaval (sic), num se candidata também?
E me ponho a imaginar Maquiavel no horário eleitoral, com tempo reduzido, falando igual ao Enéias... "Meu nome é Maquiavéééééééél!" 

Não, acho que não.... quem tem um mínimo de cérebro não se meteria nessa nojeira que se tornou o campo da política, nem tão pouco teria a cara de pau para fazer campanha... então nada de votos para Maquiavel.


Fragmento do texto de Roberto Romano, "Em Defesa da Defesa".
Download do texto completo

Comentários