Acervos



fotovelha01.jpg
A Biblioteca do Congresso dos EUA fechou uma parceria com o site de fotos Flickr para digitalizar e disponibilizar na web, sem copyright, mais de 14 milhões de imagens de seu acervo. Mais ou menos 3 mil fotos já estão disponíveis.
Semelhante ao site do Metropolitan, de Nova York, qualquer usuário do Flickr pode inserir tags [colocar uma etiqueta descritiva] nas imagens. A idéia é boa. Surgirão novas classificações e relacionamentos entre as fotos. Quem sabe a Biblioteca do Congresso não use esses novos relacionamentos para melhorar o seu sistema tradicional de catalogação?
fotovelha02.jpg
Por outro lado, com essa classificação feita pelos usuários, existe o perigo de, por exemplo, etiquetarem uma maçã como verdura. Para evitar coisas desse tipo, no início, haverá um acompanhamento na colocação das tags.
Esse não é o primeiro nem o último projeto desse tipo. O Google Books tem acordos para digitalizar livros de diversas bibliotecas no Brasil e nos EUA. E o projeto FootNote segue digitalizando 4 milhões de documentos do Arquivo Nacional dos EUA. Falta algo parecido na área de vídeos. No YouTube talvez.

Comentários

criSOLeide Silva disse…
Eu leio este blog por que aprendo muito por aqui. É minha assinatura da superinteressante. Tem aasuntos legais, alguns polêmicos, outros engraçados... E o que é bom é pra ser lido mesmo.