Somos todos macacos

De todos os animais, o humano é o único com capacidade "inteligível" de racismo. Parece-me que exatamente essa capacidade que faz de nós, os menos nobres entre os animais. 

O homem acha-se superior aos outros animais. Os primos macacos tem diferente de nós, apenas um par de cromossomos, algo tão diminuto mas que determina uma diferença que aos olhos egocêntricos de alguns imbecis, é algo que nos faz melhores, no entanto ainda pertencemos a Ordem dos Primatas que é o grupo de mamíferos que compreende os popularmente chamados de macacos, os símios, os lêmures e os seres humanos, ou seja: SOMOS TODOS MACACOS.

Ao longo da vida, todos podem perceber comportamentos de carinho, proteção e solidariedade divina, provenientes de diversas espécies de animais, em contradição aos atos de pura ignorância como o do torcedor do Villarreal que jogou em campo uma banana, num ato de racismo, tentando fazer parecer inferior um jogador originário do Brasil, o Daniel Alves. 

É comum esse tipo de comportamento racista, inclusive de visitantes estrangeiros aqui no Brasil, com o nosso povo, um fato corriqueiro. 

Atos como esse são demonstrativos de pequenês de seus autores, mas mesmo diminutos podem ser uma semente para uma guerra. 

O ato de comer a banana, protagonizado pelo Daniel, em contrapartida ao retardamento mental do torcedor espanhol, demonstra presença de espírito, dignidade e grandeza. 

O macaco, nosso primo, é considerado um dos animais mais inteligentes, seguido pelo elefante, cavalo e cachorro. Vejo como elogio ser comparado com qualquer um dos irmãos animais, pois eles são seres, sem maldade, não humilham, não se sentem superiores e nunca matariam sem um motivo natural de sobrevivência. O meu pesar para quem se sente superior a quem quer que seja. Eu gostaria que em meu leito de morte, eu pudesse dizer que fui tão digno quanto o meu cachorro era! 

Comentários