Análise sobre a palavra "Porra"

É indiscutível a versatilidade e riqueza da nossa língua - o Português Brasileiro, como é conhecido na Internet. E o que me faz vir a este veículo, foi o interesse em destacar uma ponderação que certamente já foi feita pelo leitor.

Estava eu num momento de ócio criativo, em minha rede, olhando pro dedão do pé, quando fui arremessado ao estado de alerta por um barulho de coisa que se quebrava, um “estupro sonoro” que advinha do apartamento logo acima. “Que porra é isso?”, proferi de imediato. Sem obter uma explicação, mesmo por que minha frase foi mais para protestar do que para rogar conhecimento, retornei à minha estática posição, porém balançante contemplação. Encontrei-me maravilhado ao constatar a multi-utilidade da palavra porra.

Ora, essa palavrinha representa a tal riqueza que me referi a pouco. Ao empregá-la em muitas sentenças, poderemos gerar algumas dúvidas quanto ao que se refere a porra, ou seja, a porra pode representar distintas qualidades: ela “pode ter”, “pode estar” e “pode ser” - a porra pode ser feia, bonita, grande, pequena, gorda, magra, dolorida, silenciosa, inteligente (...), burra, etc. Se não vejamos: “Que mulher feia da porra!”; ”Que dor da porra”; “Esta rua é grande que só a porra”.

A porra também pode servir como complemento ao tratamento para com o próximo: “Vem cá, porra!”, “Sei lá porra!”, “Que cara chato da porra!”. Poderíamos descrever milhares de aplicações para as mais variadas situações: “Onde está a porra do meu sapato?”; “Quem é esse porra?”; “Ora porra!”, etc.

Ainda existe uma derivação da porra, que não deixa de ser tão complexa e versátil quanto. A porrada. Ela pode também ter distintos empregos. Por exemplo: “Que porrada da porra”; “O show que eu fui tinha uma porrada de gente”, “O Bope chegou dando porrada” ( ...pega um pega geral, também vai pegar você!).

Entre outras expressões facilmente imaginadas... Isso tudo corrobora com a característica de vida que a língua possui, orgânica, ela está sempre se multiplicando , se modificando e crescendo.

Miliano

Comentários