Médico ou mercenário




O Juramento feito pelo médico:

"Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panaceia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém..."

Fala  sério, quantas vezes você viu isso cumprido à risca?

Passou na TV que "instituições médicas ameaçam entrar na justiça se médicos estrangeiros vierem para o Brasil...". Ora, se vierem, esses médicos são para preencher as lacunas deixadas pelos médicos nacionais, isso ficou bem claro. Aliás, um protecionismo que não vejo com outra profissão qualquer.

Os médicos que protestam dizem que estão preocupados com a qualidade do serviço que a população vai receber. Melhor serviço ruim do que serviço nenhum, certo? Ou será que esse protesto tem outros interesses: proteção de mercado, acho mais provável.

Tive a oportunidade de conviver com uma turma de médicos que se formava, e mais intimamente com uma das mulheres dessa turma, digo-lhes: foi o suficiente para saber o que não devemos esperar dos médicos, o cumprimento do juramento. Além de parecerem muito pouco preparados, também parecia que a grande maioria tinha escolhido a profissão mais pelos ganhos que qualquer outra coisa.

Um médico sai da faculdade e já tem facilmente um salário de sete mil reais... primeiro trabalhando nas cidades do interior nos programas governamentais, até conseguirem estabelecer-se num consultório ou outro trabalho melhor. Coisa de um ano, mais ou menos.

Além da frieza que adquirem com o estudo do corpo, e tratam pacientes como um pedaço de carne que anda, ou na melhor das hipóteses, como um completo idiota, o dinheiro se torna o objetivo maior do exercício da profissão. Mesmo que alguém deixe de ter todo o dinheiro para pagar um tratamento, isso não importa para a maioria, desde que esse dinheiro vá para o seu bolso.

Faço o possível para não ter que consultar-me com um médico, erradamente chamado de Doutor... prefiro o doutorado da tradição milenar que acompanha a minha avó, com seus remédios de ervas.
O governo tem sim que suprir as lacunas com médicos do exterior. O Brasil emprega apenas 0,76% de médicos estrangeiros, enquanto a Inglaterra e outros países essa percentagem ultrapassa os 20%. A síndrome de Deus que os médicos sofrem pode manter indefinidamente o mau antendimento médico-hospitalar no Brasil.

Comentários