Praga ameaça plantações de cana-de-açúcar no Brasil - Uma teoria da conspiração





Uma nova praga ameaça os nossos canaviais. A ferrugem alaranjada um fungo que ataca as folhas da cana-de-açúcar, já foi encontrado nas regiões de Araraquara, Ribeirão Preto e Piracicaba, e a previsão é que logo atinja outras regiões do país.

A doença provoca o apodrecimento do tecido da planta e reduz a produção de açúcar. A ferrugem alaranjada existe na Ásia e na Austrália desde o século 19. Em 2007, foi encontrada em canaviais dos Estados Unidos e depois em países da América Central.  O fungo prefere ambientes com calor e umidade.

No Brasil, não há autorização para o uso de fungicidas nas lavouras de cana. Não há como barrar a disseminação da doença e nem erradicá-la. Uma plantação contaminada apresenta em média uma queda de 20% na produção de cana. Especialistas estimam uma perda de R$ 300 milhões por ano no país. A principal hipótese dos pesquisadores é que o fungo tenha chegado ao Brasil vindo desses países e chegado a São Paulo por correntes de vento.  (???)

______________

A minha hipótese é de que esse fungo foi "plantado" aqui! Como em centenas de anos com os mesmos "ventos" e a mesma vizinhança esse fungo não veio bater à nossa porta? Nunca tivemos esse problema e agora, logo quando o Brasil é promessa no campo energético por causa do álcool da cana-de-açúcar, desbancando o álcool de milho produzido pelos EUA e aparecendo como uma alternativa ao petróleo, vem aparecer "essa doença exótica"! Ah, isso é conversa para adormecer bovino... Para os senhores que gostam de teorias da conspiração isso dá assunto pra mais de metro!

Comentários