Nas mãos dos poderosos



A obsolescência programada para produtos é uma realidade.

As empresas fazem produtos para consumo que não duram, forçam-nos a comprar outro, pois o conserto não é viável.

O caso mais efetivo é o das impressoras Epson. Todos sabem que depois que a impressora dessa marca imprime uma quantidade de cópias, geralmente 10.000, ela trava e as luzes ficam todas piscando. Se levarmos na assistência técnica (não autorizada) o pessoal destrava e tudo volta ao normal. 

Existia até a possibilidade de fazer isso em casa mesmo, baixando o resetter,um programinha do "submundo" que zerava aquela contagem! Isso, no passado, existia, agora a Epson resolveu sabotar mesmo as nossas impressoras. Se você se cansou de pagar por cartuchos que imprimiam 20 páginas e pedem para serem trocados, instalou um “Bulk Ink”, aquelas garrafinhas de 50ml que alimentavam de tinta cartuchos genéricos... agora não dá mais! 


A Epson faz uma atualização online na impressora, que ao detectar o “chip imortal” dos cartuchos genéricos trava o sistema, acende perpetuamente a luz de recarga, que não apaga nem com os cartuchos originais, trava a função cópia tipo xerox e você fica com o prejuízo, sem imprimir, tentando trocar o cartucho.


Não tem downgrade, que é um método que os crackers criaram para tentar desatualizar a impressora e reverter a sabotagem, não tem mágica. A Epson incorporou as garrafinhas de tinta nas impressoras que são vendidas pelo dobro das impressoras convencionais, e a tinta se você quiser pagar por essa "benevolência" da Epson, também é caríssima.


É o fim da picada! Ficamos nas mãos de governos corruptos, policiais violentos, bandidos “vira-lata” e de colarinho branco, e também das empresas?


Tudo continua do mesmo jeito, desde que o mundo é mundo, a população é explorada para sustentar a safadeza dos poderosos. Mas como eles são poderosos, se nós somos a maioria?


Se eles não nos deixam sonhar, então não vamos deixá-los dormir!

Comentários

Parabéns por ainda manter vivo o blog !
 Taxilunar disse…
Obrigado pelo incentivo, Alexandre.
Na verdade o blog tá "meio morto"... mas we keep walking!
Não é assim?
Seja sempre bem vindo, abraço.
Taxi.
José Abrantes disse…
Estava a pesquisar os "Argonautas do Pacífico" de Malinowski e deparei-me com este blog.Gostei. Vou tentar acompanhar se houver novas publicações.
 Taxilunar disse…
Olá José.
Fico feliz que tenha gostado. Não tenho feito atualizações recentes no blog, os leitores estão desaparecendo, e só encontramos pessoas como você da minha geração pra cima! Infelizmente o mundo está emburrecendo e nada que exija raciocínio encontra público que baste para mantê-lo.
Tenho feito uns vídeos para o youtube, talvez você goste, mas os vídeos críticos como essa postagem não recebem muitas visualizações também! O mundo está perdido e teremos que sair de pijamas para cuidar dele!
O link para o video blog é esse: https://www.youtube.com/user/vitantur
passa lá! Abraço e obrigado.