Santiago - updated


Santiago é um filme documentário brasileiro de 2007, dirigido por João Moreira Salles. É um daqueles filmes que você não pode deixar de assistir, mas certamente não assistirá duas vezes, caso sua sensibilidade seja acima da média. 

A obra traz algo de muito revelador sobre a natureza humana, além de mostrar alguns "offs" das filmagens e descobrir um padrão ou um "não querer saber" sobre a realidade dos bastidores da "fábrica de ilusões",  acima de tudo sobre os comportamentos pouco nobres disfarçados de profissionalismo. 

O filme começou a ser feito em 1992 e as imagens permaneceram intocadas por mais de 13 anos, quando em 2005 o diretor voltou a elas e refez o projeto, mostrando no documentário acabado, as idiossincrasias de uma equipe de filmagem, que causam uma ebulição de sentimentos. 

Santiago Badariotti Merlo, o personagem do filme, foi o mordomo que trabalhou durante 30 anos para a família desse diretor. Ele, o Santiago é um senhorzinho simpático e carismático, bastante culto que viveu sozinho, num apartamento no Rio de Janeiro, após aposentar-se, até a sua morte pouco depois das filmagens, . 

Esse documentário ganhou diversos prêmios e faz parte do acervo permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
Aplausos para a memória de Santiago e pela coragem do diretor.





"Já completados quarenta anos de idade, toda mudança é o símbolo detestável da passagem do tempo,... tempo implacável por sua falta de consideração."
 Santiago

Comentários