Inconveniente Outubro Rosa

Desde o dia primeiro desse mês, em Garanhuns, todos os dias, ao amanhecer, ao meio dia e no crepúsculo, soltam-se fogos. São mais ou menos trinta rojões por sessão que já chega a perturbar. Dizem que é para lembrar do Outubro Rosa e da necessidade de fazer a mamografia. Soltar fogos!!! Não é uma ideia de jerico porque o jerico pensaria nos outros animais.

Os estrondos modificam o comportamento de aves migratórias que usam Garanhuns como pouso, e também o hábito das aves nativas que exatamente nos horários executam caça e alimentação. Também os animais que tem ouvidos sensíveis são afetados: cães, gatos e cavalos passam por estresse três vezes ao dia.

A "criativa" ação publicitária também interfere no sono de bebês, idosos, doentes, inclusive os hospitalizados e também no descanso de trabalhadores noturnos que usam o dia como horário de sono.

Talvez houvesse outra forma menos irritante de gastar o dinheiro público, que queimando... Será que vai ser o mês todo essa ação politicamente e ambientalmente incorreta?

Mesmo para as pessoas que seriam beneficiadas pelos lembretes do fogueteiro(a), já começa a ficar inconveniente esse Outubro Rosa em fogos de artifício.

Comentários