Para o Oeste



Into the West é uma minissérie de 2005, com um dedinho de Spielberg, o que faz dela simplesmente ótima, como tudo produzido pelo artista. Em seis episódios de duas horas é um drama épico que se inicia em 1820 e é contada principalmente por meio da terceira pessoa numa narração de Jacob Wheeler, e o índio "Amado pela Buffalo", embora também são mostrados episódios fora da observação direta de ambos os protagonistas.  

A trama segue a história de duas famílias, uma branca americana e uma de nativo-americanos, e como suas vidas se tornam misturadas com os acontecimentos importantes da expansão norte-americana. Na história se entrelaçam personagens e eventos que abrangem o período de expansão dos Estados Unidos no oeste americano, 1825-1890 com fatos reais e ficcionais, mas não se furta de denunciar o massacre dos índios, pelo governo americano através dos homens de pouco caráter. Mesmo quando a narrativa se dá pela ótica do branco pioneiro desbravador, é nítida a intenção da série em mostrar a limpeza étnica.

A fotografia é sempre espetacular, a trilha sonora também magnífica e a poesia no roteiro é bastante perceptível, com uma simbologia facilmente percebida. Uma delas que se destaca é a roda, ao longo de toda a história ela aparece sutilmente como referência, até no nome da família dos brancos, uma corruptela da palavra em inglês.

É garantida muita cena de emoções fortes e uma aula de história, aquela não contada nos livros. Então sente em frente a tv (ou coloque o laptop no colo) com as pernas enroscadas e prepare-se para a maratona, não vai conseguir parar de assistir.


 

Comentários