A Mais Pura Verdade

A mídia quer crucificar Joaquim Barbosa, um dos mais corajosos brasileiros do úlitmos tempos, o mais verdadeiro e correto jurista e Presidente do STF, por ter falado a verdade. Ora! Porque é presidente do STF não pode falar sobre a realidade, apenas por não poder comprometer "o equilíbrio entre os poderes"? - Me economize!



O que ele disse:

 “Nós temos partidos de mentirinha. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso, a não ser em casos excepcionais. Eu diria que o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos. E nem pouco seus partidos e os seus líderes partidários têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder”,

“em grande parte por representantes pelos quais não nos sentimos representados”.

“O problema crucial brasileiro, a debilidade mais grave do Congresso, é que ele é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. Há um domínio institucional do Executivo sobre o Congresso Nacional. O Congresso não foi criado para única e exclusivamente deliberar sobre o poder executivo. Cabe a ele a iniciativa da lei. Temos um órgão de representação que não exerce em sua plenitude o poder que a Constituição lhe atribui, que é o poder de legislar”

 “ineficiência e incapacidade de deliberar”. “Poder que não é exercido é poder que é tomado, exercido por outrem, e em grande parte no Brasil esse poder é exercido pelo Executivo”

 “Passados dois anos da eleição ninguém sabe mais em quem votou. Isso vem do sistema proporcional. A solução seria a adoção do voto distrital para a Câmara dos Deputados. Teríamos que dividir o país em 513 distritos”

“Tenho certeza que a representação nacional ganharia e muito com a representação dessas pessoas em qualidade. Teríamos 70 ou 80 deputados realmente voltados para o interesse das pessoas. Hoje temos um Congresso dividido em interesses setorizados. Há uma bancada evangélica, uma do setor agrário, outra dos bancos. Mas as pessoas não sabem isso, porque essa representatividade não é clara”

“O Congresso é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. As lideranças [governistas] fazem com que a deliberação prioritária seja sobre matérias de interesse do Executivo. Poucas leis são de iniciativa dos próprios parlamentares”

“A maneira como o Poder Judiciário exerce o controle recíproco é através da jurisdição constitucional. Se o Congresso aprova norma abusiva, o Supremo declara sua inconstitucionalidade”

Tudo verdade!!!!
Exatamente o que percebe quem tem tempo para isso e ainda, vontade de refletir!
Acho que o cargo eletivo deveria sim continuar existindo, mas para candidatar-se  o indivíduo deveria prestar prova de conhecimento e antecedentes  criminais.
Mas isso nunca vai acontecer. Como diria Boris - Isso é uma vergonha!
Licença que agora vou pingar meu colírio alucinógeno...



Comentários

Unknown disse…
incrível como no Brasil tudo certo esta errado.