A Intransigência do Google e o Reader - updated


Devo declarar minha alta necessidade dos serviços do Google. Quem não usa? O Gmail, o Reader, o Blogger e o Youtube, entre tantos outros. O que me incomoda são as arbitrariedades que o Google vem tomando como regra. Muda layouts, sistemas, obriga-nos a aderir à uma rede social digital, etc. 

O Google é rico as nossas custas. Isso mesmo, como você acha que o Google ganha dinheiro? Será que ele é bonzinho e dá todos esses serviços gratuitamente sem ter nada em troca? Ele usa as informações que damos a eles ao utilizarmos os serviços. O Google sabe de tudo sobre nós... que permitimos que ele saiba... o suficiente para ter um perfil muito abrangente apenas com as informações do e-mail. 

Ele é Onisciente, Onipresente e em breve será Onipotente. Ele é quase um deus, e arbitrário como os deuses são. Agora vai fechar o Reader, o agregador de feeds mais usado. Simplesmente. Há pouco tempo, o Google anunciou o fim do Google Reader, que está programado para 1º de julho. O fato causou bastante repercussão e descontentamento na internet, ganhando até mesmo petições e protestos.

Mas, se as assinaturas contra o fechamento do serviço não forem suficientes, você pode substitui-lo por outros programas agregadores a serem instalados, fazer o backup para transferir os feeds. Para fazer o backup, você precisa acessar o Google Takeout. Ele pode promover o download também de outros documentos da sua conta no Google.

Se resolver baixar um agregador, eu testei o FeedReader, é simples e gratuito, leve e você pode configurar para ficar quase igual ao Reader do Google, não precisa instalar é só executar direto da pasta, e importar as informações que você baixa do Google Takeout, e também o FeedDemon. é mais complexo e não precisa baixas os dados do Google Takeout, ele conecta ao Google Reader e baixa as subscrições, também é gratuito mas tem um add com uns comerciais. Aqui você baixa a versão portátil, não precisa instalar.

Encontrei dois substitutos baseados na web, que são tão bons quanto o reader, senão melhores! O http://www.feedly.com/, você já conecta usando sua conta do Google e o  http://theoldreader.com/, tem a interface do antigo reader do Google, a meu ver supera-o.

Se você é usuário do Reader e quer pedir para que o serviço continue acesse: Change.org, que já está com mais de 130 mil assinaturas, ou no Keep Google Reader, embora com menor quantidade de pedidos, ultrapassou a marca de 40 mil. Não sei se as petições vão surtir efeito, vejamos a confirmação de quanto arbitrário o Google é.


Comentários