O fim do mundo chegou mas você quer ficar na cidade

Veja como - Estratégias de Sobrevivência Urbana

O Canal Discovery encomendou um artigo para o seu programa de TV sobre sobrevivência urbana,"The Colony." Eles perguntaram, como um predador urbano, quais as estratégias que usaria para permanecer vivo numa situação de crise/colápso do sistema.
 
Água
 
A primeira preocupação seria a água potável. 
Se a eletricidade acabou, a água na encanação também pode faltar. 
A coisa mais segura que você poderia fazer seria coletar chuva com um balde ou lamber as gotas de orvalho das folhas.  

Como muitos animais, você poderia também comer plantas suculentas que têm alto teor de água.  
Mas beber de grandes cursos de água seria um último recurso, mesmo com filtração, porque eles são notoriamente contaminada com a poluição industrial e bactérias.
A maioria das pessoas pensaria em invadir um supermercado ou depósitos de alimentos, mas essas são apenas opções a curto prazo - mesmo por que alguém pode estar armado guardando esses lugares.
Como um predador, se teria uma enorme vantagem: muito pouca concorrência pois as pessoas não pensariam em consumir as plantas comestíveis. As ornamentais que são destaques no paisagismo por sua aparência, mas são também alimento, ou mesmo ervas daninhas comuns podem ser comestíveis.
 
A importância de ter uma estratégia é muito grande. A ineficiência pode significar a morte quando você está numa situação de emergência. Alimentos selvagens estão espalhados na paisagem urbana, mas eles não têm gorduras, como muitos alimentos processados, por isso é fácil de queimar sua energia vagando.  

Você pode acabar com cãibras ou hipoglicemia, mesmo depois que você se alimentou. Isso é perigoso - enquanto você pode, teoricamente, viver durante semanas e meses sem comida, dependendo de suas próprias reservas de gordura, o estado de subnutrição e fome causa estresse e irritabilidade, compromete a capacidade de raciocinar, bem como seu sistema imunológico. E nada disso seria coisa boa em um cenário de sobrevivência. Então mastigar pequenos insetos, ricos em proteína seria uma saída.
 
Você sabe para onde olhar?
 
A primeira coisa se deve fazer é explorar o bairro, mapeando a localização de cada fonte de alimento eu encontrar dentro de um raio de cinco quarteirões. Isso vai economizar uma grande quantidade de tempo mais tarde, quando você está cansado e tentando lembrar onde você viu que arbusto de groselha.
Você sabe para onde olhar? Mantenha seu olho nas esquinas das ruas, pátios, becos mato e terrenos baldios. Você vai encontrar a maior biodiversidade entre dois tipos de habitats, como asfalto e grama, ou água e um rio. Sempre que possível, tente observar padrões que podem ajudá-lo a prever que tipos de alimentos vegetais que você vai encontrar em lugares desconhecidos. Por exemplo, a erva daninha gosta de trilhas secas na luz direta, enquanto violetas crescer em lugares sombrios.

Se você quiser um lugar garantido para ter exuberante comida selvagem, as rodovias, margens de rios e trilhos de trem. Esses locais são susceptíveis de conter poluentes químicos herbicidas e outros, contudo não se deve preocupar com os problemas de longo prazo para a saúde, se se está em um cenário de sobrevivência.  

Você pode encontrar cerejas; ervilhas selvagens (Lathyrus latifolius); flores dia lírio, flores, botões de malva e sementes; mostardas selvagens; raízes e caules, raízes de cenoura selvagens; groselha; framboesa; silvestres e rosas cultivadas; flores, verduras e raízes, agulhas de pinheiro e muito mais. 

Plantas selvagens, muitas vezes contêm compostos que provocam ações sobre o corpo. É bom consumir um pouco de cada. Uma overdose de plantas diuréticas, por exemplo, seria desidratação. 

Depois de aferição e mapeamento de recursos, a minha segunda estratégia seria a de aprender com os animais selvagens que já vivem com sucesso na cidade como caçadores-coletores. Eles são modelos.
 
Aprendendo com os Animais
 
Os animais vivem mais facilmente em cidades do que em descampados rurais. Uma grande variedade de pássaros e roedores consegue ser visto. Se você ainda não percebeu, é porque eles são noturnos. Vida noturna é uma estratégia de cautela ideal, uma ótima maneira de evitar cruzar com os seres humanos - e isso é algo que você pode querer fazer, também, para evitar inclusive a concorrência.
 
Os animais mais bem sucedidos na cidade são bons em se adaptar à mudança. Eles são esquisitos, e eles são engenhosos.
 
"Eles são bons em aproveitar oportunidades de fontes de água ou comida. O que para nós não se parece com um recurso, para um roedor [pode ser] uma oportunidade muito boa de manutenção - coisas como, bebedouros de passarinhos, piscinas ou tanques, um alimentador de pássaros ou a comida do gatinho fora da varanda de trás, ou mesmo o lixo. "
 
É de se esperar que os outros sobreviventes humanos sejam cooperativos (ou não!), porque a comunidade oferece um tremendo recurso para um predador. Se você tem três outras pessoas em sua equipe de sobrevivência, você pode obter quatro vezes mais alimento na mesma quantidade de tempo, e cobrir quatro vezes o território.
 
Mesmo os animais selvagens que são solitários vão se unir em circunstâncias difíceis. "Não é comum para as aves de rapina trabalharem juntas, mas em regiões muito áridas e quentes de alimentos escassos como o nos desertos, falcões vão caçar em bando e dividem a comida".
 
Pensamento de longo prazo
 
A terceira estratégia seria a de pensar a longo prazo. A natureza não é como o supermercado, mudanças alimentares acontecem dependendo de cada estação. A primavera oferece verduras e raízes, início do verão traz flores, o fim do verão traz frutos, outono traz castanhas e frutas, e no inverno é muitas vezes estéril. É por isso que os roedores acumulam alimentos.

Alguns métodos de conservação de alimentos primitivos incluem secagem,  esmagamento em uma pasta e defumar, a torrefação e moagem de castanhas em farinha. Esta é outra área onde é extremamente útil ter uma comunidade para contar. Pode levar dias para produzir farinha, mesmo com uma dúzia de pessoas ajudando.
 
Esses hábitos parecem estranhos, não importa onde você vive, é provável que seja muito diferente do que você está acostumado. Alguns povos tradicionais comem urtiga no lugar de alface - na verdade a estrutura e as proporções são totalmente diferentes entre culturas, e há uma razão para isso. 

Assim como os animais não-humanos, reais caçadores-coletores têm dietas muito diferentes que dependem inteiramente do que está disponível. Em alguns lugares, estes podem incluir alimentos que você nunca teria pensado, como a casca interna de árvores e raízes ricas em amido de plantas debaixo de água.  

E em regiões frias, as dietas podem ser fortemente a base de carne, em climas quentes, o que pode ser composto principalmente de plantas e peixes.
 
"A dieta dos hominídeos tem sido enormemente variada e acho que quase inteiramente oportunista; se pode metabolizar , coma!",
 
Concentre-me em alimentos vegetais, porque se você obtiver calorias suficientes, é perfeitamente possível ser um vegetariano selvagem. Ainda assim, pode ser interessante saber que carcaças de animais são, a partir de uma perspectiva de caçadores-coletores, uma maneira ideal para obter calorias.  

Pesquisas acadêmicas das dietas de modernos e antigos caçadores-coletores mostra que a gordura animal e de medula óssea têm sido historicamente muito valorizado, enquanto a proteína em si é menos importante.  

Então, se você tem uma escolha entre uma carcaça muscular ou gordinha, prefira o gorducho.
É difícil se preparar para um cenário de escassez, mas a partir de uma perspectiva de sobrevivência, a coisa mais importante que você pode fazer é aprender tanto quanto possível sobre comida selvagem com antecedência.  

E lembre-se de estratégias: vigilância, mapeamento, comer porções maiores de calorias dos alimentos vegetais que você encontrar, ser criativo como os animais, e guardar as coisas boas. Como diz o velho ditado, se você não se preparar, prepare-se para falhar.

Comentários