O Apagão e um Belo Monte (de problemas)

Estava eu, deitado na rede, olhando pro dedão do pé.
Sem muito o que pensar, começou  a escurecer e eu, com medo de mordida de cobra, não quis ir acender a luz.

Pela minha pernambucana preguiça, fiquei no escuro e então veio aquela luz... como nos desenhos animados que eu assistia. Plim.

Iluminado por um segundo, pela história da hidroelétrica que vai matar um monte de árvore e bicho, que vai desequilibrar um monte, ou montes... e modificar a vida de algumas pessoas que vivem na região há um monte de tempo. Morte da cultura desse povo, ligado à terra. Topofilia, afetividade pelo meio onde se constrói a cultura. Depois do segundo iluminado (de iluminação), voltando às escuras, pensei sem muita claridade no apagão que aconteceu outro dia. O que será que provocou a falta de luz... de luz, de ar condicionado, de água gelada, de tuiter? Como os raciocínios muito elaborados estão em racionamento por aqui, comecei a viajar...

Queridos sete leitores, e se o apagão foi criado pelo governo só para convencer a opinião pública de que precisamos de mais energia? Essa conspiração é quase uma teoria, certo?

Pra quê construir mais uma hidroelétrica? Será que estamos precisando mesmo de mais energia ou precisando muito de ar condicionado, banho quente, forno de microondas e secador de cabelo?! Talvez as multinacionais do alumínio precisem de mais oferta de energia, se não elas vão pra outro país. O governo desenvolvimentista do Brasil não permitiria isso...

Quando derrubar e matar a floresta, além de diminuir a capacidade de sequestro de carbono da atmosfera, provocará a liberação de todo o Carbono que está guardado no tronco das milhares de árvores, sem falar no Carbono que está no solo embaixo delas. É coisa pra mais de milhão de tonelada! 60% da árvore é Carbono. Sem falar do metano que será produzido com a decomposição (esse é 20 vezes mais danoso no que concerne ao efeito estufa). O IPCC, que não é o Primeiro Comando da Capital, disse que é certo a temperatura aumentar em vinte anos em 4 graus!

Não é que pode... VAI! Isso quer dizer que o que é semiárido vai ficar árido. Que se continuar assim, até 2050, a floresta morre em 40% da sua área. E isso influenciará em todo o Brasil, com falta de água, desertificação, refugiados do clima, extinção de espécies da fauna e flora.
 
Vale a pena matar a cultura dos povos tradicionais, aumentar o efeito estufa para alimentar o capital estrangeiro beneficiador do nosso alumínio?

O que é mais barato e eficiente: por que o governo não proíbe o uso de ar condicionado, micro ondas, secador de cabelo, chuveiro elétrico, lâmpada dicróica, ferro de passar e aquecedor elétrico....vai poupar mais de 2/3 da energia!  Êpa, não precisa atirar pedra! Era só uma idéia!





Comentários