É você um micro leão?



A síndrome do micro

De tanto ser perguntada para que serve, afinal, o mico-leão-dourado, acabei por cunhar um nome para a síndrome dos que fazem essa pergunta: é a síndrome do "micro-leão-atordoado". Bom, é fácil explicar, "micro" porque todos são plugados em alguma coisa, ipod a twitter, e admiradores de computadores, celulares e tudo mais que a high tech pode nos oferecer. Nada contra a tecnologia, veja bem, é o conjunto  que caracteriza a síndrome... "Leão" porque esse, sim, tem certeza que é o rei do pedaço. E, por fim, "atordoado", porque esse "micro-leão" está sempre achando que não depende da natureza, que é um ser independente dos processos biológicos. Polinização? Nada a ver com ele... Fertilidade do solo? Nenhuma conexão... Qualidade do ar? O quê?
E como reconhecer um "micro-leão-atordoado"? Para ajudar, vai aí um "questionário Proust" adaptado, com as respostas do micrinho:
1. O que você acha dos problemas ambientais atuais?
Resposta "micro-leão-atordoado" (MLA): não são problemas, apenas questões temporárias, pois a tecnologia resolverá todos eles, como resolveu outras questões ambientais no passado.
2. Mas... e o aquecimento global?
Resposta MLA: ah, imagine, eu já comprei o meu ar condicionado...
3. E o desmatamento da Amazônia, não preocupa?
Resposta MLA: imagine, eu moro no Rio...
4. E o desaparecimento das espécies, como por exemplo, grandes mamíferos como rinocerontes, tigres e mesmo elefantes?
Resposta MLA: bom, acho essa questão meio hipócrita... afinal para que esses bichos servem? Aliás, havia outros bem maiores que sumiram também... e não aconteceu nada... Qualquer coisa, a gente clona eles de volta...
5. E o mico-leão-dourado?
Resposta MLA: fala sério...
6. Qual é sua maior qualidade? (essa é uma pergunta do questionário Proust original)
Resposta MLA: perceber o potencial da tecnologia e não me deixar levar pelo discurso ambientalista...
7. Qual é seu maior defeito? (também pergunta do questionário original)
Resposta MLA: além de ser atordoado? Só ver meu próprio umbigo...
Enfim, com essas poucas perguntas, já é possível identificar o "micro-leão-atordoado", aquele que não ainda não se deu conta que tudo de seu cotidiano - da caipirinha à pizza, das viagens às roupas - está umbilicalmente ligado à natureza.
Não se preocupe... logo teremos a solução para essa questão ambiental passageira! Abraços do "micro-leão-atordoado"

Comentários