Dança Exceptionnel

No final de semana, assisti a um belíssimo espetáculo (Transports Exceptionnels), no Festival Internacional de Teatro de Objetos. O espetáculo conta com bailarino Philippe Priasso que faz um dueto com uma retroescavadeira, em alguns momentos cheguei a lembrar de uma cena de King Kong, o filme, onde a bela protagonista meio que, faz um espetáculo semelhante.

A graça e a força são perfeitamente sincronizados, como se um não interferisse no outro. Ao som de Sansão e Dalila de Camille Saint Saens, interpretada por Maria Callas, a experiência e a destreza tanto do bailarino quanto do operador da máquina deixaram boquiabertos todos que não são imunes ao apelo da arte.

download


"A rotação da máquina é um movimento amplo, mas também um carrossel. A pá cuja função é de escavar, furar, transportar e de despejar talvez seja por extensão poética, semelhante a uma mão que leva, que eleva ou que protege. Uma máquina, bela e elegante(...), pode representar o lírico e o onírico, sentimento quase universal que nos faz lembrar a ode amorosa de um Romeu e a sua Julieta." 


A dança de Kong - download 

Beau Geste foi criada em 1981 por sete dançarinos saídos do Centro Nacional de Dança Contemporânea, dirigido então pelo coreógrafo americano Alwin Nikolaïs. Criou espetáculos como Désir-Désir, Strada Fox, Princes de Paris. Em 1985, Beau Geste se associa à companhia Lolita, para montar o espetáculo Zoopsie Comedi, um grande sucesso na França e em outros países. Em 1991, a companhia se reestrutura sob a forma de um trio formado por Christine Erbé e Philippe Priasso com a direção artística de Dominique Boivin.

Samson et Dalila - Camille Saint-Saëns - Maria Callas 

Download

Comentários