They Live - uma inspiração para Matrix


"Eles Vivem" é um filme americano de ficção científica, produzido em 1988. Nos 93 minutos de duração, é possível ver no excelente roteiro, conceitos que seriam partes de "Matrix" caso esse não tivesse aparecido bem depois. Roteirizando e dirigindo, John Carpenter certamente inspirou-se nos livros de Phillip K. Dick, escritor de muitas obras que foram transcritas em roteiros de cinema, como por exemplo: Blade Runner, Total Recall, Screamers, Minority Report, Paycheck, e The Adjustment Bureau (Agentes do Destino, que povoam o mundo da série Fringe). 

Em They Live, John Nada é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e vai morar com os "sem-teto", nas transmissões de TV aparece uma interferência, um homem tenta chamar a atenção para a situação vigente: "...acordem, vocês estão dormindo, eles o dominam...", no melhor estilo da música de Pitty (que aliás deve ser, também, leitora de Dick) "Admirável Chip Novo"

Um grupo fabrica óculos estranhos e são perseguidos pela polícia. O protagonista encontra um desses óculos, que fazem enxergar o mundo real: criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos e as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Tudo faz parte da dominação dos invasores sobre o planeta... Os efeitos especiais são meio trash, mas o importante no filme é a mensagem: sim somos controlados pela mídia e pelo governo", escravos do consumo e do dinheiro. 


Comentários