Otimizando o Seven (Ruindows 7)




O Windows Seven é hoje, sem dúvida, o melhor dentre todos os sistemas operacionais Windows já lançados. Seu nível de aprovação é de 99% entre os usuários que migraram de suas versões anteriores para o Win7. Mesmo sendo um SO leve, funcional, bonito e eficaz, ainda assim é possível otimizá-lo, aplicando algumas pequenas configurações pessoais. Veja a seguir como otimizar seu Windows Seven...

OTIMIZANDO O BOOT DO WINDOWS SEVEN

O Windows 7 possui uma opção de sistema onde é possível otimizar a sua inicialização, utlizando os núcleos disponíveis em seu processador. Embora esta opção esteja presente, ela não é ativada por padrão, sendo necessário que você a configure manualmente. Para ativar esta opção, você deve fazer o seguinte:

Tecle Windows + R para abrir o "Executar". Na pequena janela que surgiu, digite msconfig e tecle Enter.
01


Logo, será aberta a janela de "Configuração do Sistema". Clique na aba "Inicialização do Sistema" e então clique no botão "Opções avançadas...".

02

Uma janelinha de nome "Opções Avançadas de INICIALIZAÇÂO" abrirá e é nela que vamos escolher a quantidade de processadores que desejamos utilizar para acelerar o boot. Escolha o máximo que estiver disponível.
03

'"o meu caso, possuo um Dual-Core, e só é possível escolher entre 1 ou 2 núcleos. Para você que possui TriCore, QuadCore, etc, é certo que mais núcleos estarão disponíveis. Fica por sua escolha setar ou não os demais núcleos."
Feito os processos anteriores, agora clique em OK e reinicie o computador para que as configurações entre em vigor.

DESATIVANDO A INDEXAÇÃO

O serviço de indexação do Windows é conhecido por deixar o HD lento, pois, periódicamente precisa fazer a indexação dos nomes de cada um dos arquivos presentes no Disco Rígido, afim de agilizar as pesquisas. Por ser um serviço muito pouco utilizado, é recomendável que o desabilite, possibilitando que o sistema operacional trabalhe mais rápido.*
Para isso, entre em "Meu Computador" e clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da unidade de disco.
04

Existem casos -como o meu- em que o hd pode estar dividido em várias partições, ou que o usuário possua mais de um hd no computador, como também é o meu caso. Nestes casos, é recomendável que você desabilite a indexação em cada uma das partições, bastando apenas que você repita os precedimentos.

A janela Propriedades surgirá. Repare que a opção "Permitir que os arquivos desta unidade tenham o conteúdo indexado junto com as propriedades do arquivo" está ativada. Desative-á e dê OK.
05


Caso esteja desindexando a unidade C:/, uma janela de "Erro ao aplicar atributos" aparecerá. Simplesmente, clique no botão "Ignorar todos" para prosseguir. Este erro ocorre porque os arquivos de sistema do Windows que estão ativos não podem ser alterados.

08

Aguarde o término do processo.

* Devo esclarecer que existem softwares que fazem uso do serviço de indexação para algumas tarefas específicas. Caso passe a ter problemas com algum software após a desativação do serviço de indexação, basta habilitá-lo novamente para corrigir o problema.


DESABILITAR RECURSOS NÃO UTILIZADOS DO WINDOWS SEVEN

Outra forma de otimizar o sistema é desabilitando recursos não utilizados.
Para isso, tecle Windows + R e digite "OptionalFeatures" na caixa de texto, e então, dê Enter. A janela de "Recursos do Windows" abrirá.
09

Aqui você pode ativar ou desativar recursos conforme suas necessidades. Para desabilitá-los, basta desativar o "tic" que seleciona o recurso.

Caso fique em dúvidas sobre quais recursos desabilitar, veja a lista das opções que desabilitei:

-Cliente Telnet
-ClienteTFTP
-Componentes do Tablet PC
-IFilter TIFF do Windows
-Index Service
-Jogos (Se não joga nenhum destes jogos do Windows, desabilite todos)
...Paciência Spider
...Puble Place

-Núcleo da Web Hospedável dos Serviços de informações da Internet

-Plataforma de Gadgets do Windows

-Protocolo SNMP

-Recursos de Mídia

...Criador de DVD do Windows (Caso utilize outro softwares para isso)

-RIP de escuta

-Serviço de Ativação de Processos do Windows

-Serviços de Informações da Internet

-Serviços de NFS

-Serviços TCPIP simples (echo, daytima etc.)

-Servidor do MSMQ (Microsoft Message Queue)
-Servidor Telnet
-Subsistema para Aplicativos Baseados no UNIX

Importante:
Tenha em mente que estas opções que desabilitei são aplicáveis ao meu perfil de utilizador, não se aplicando obrigatóriamente ao seu estilo de utilizador. Caso tenha problemas, volte e verifique estas configurações novamente.


DESATIVANDO A HIBERNAÇÃO

A hibernação é muito utilizada por usuários de notebook, afim de poupar a carga da bateria. Para usuários de Desktop, a hibernação não é tão interessante e pode ser desativada, pois libera grande espaço em disco.

Para desabilitar a hibernação, tecle Windows + R e digite "powercfg.exe -h off" na caixa de texto, e tecle Enter.
Reinicie o computador para que o arquivo de hibernação seja excluído, liberando mais espaço em seu hd.

Internet - Otimização

Usuários comuns do Windows 7 não sabem mas, existe uma maneira simples de otimizar a performance da conexão de internet, seja ela usada para jogos online ou até mesmo navegar na internet. Tudo é muito fácil. Veja a seguir com mais detalhes:

Para quem ainda não conhece, o TCP Otimizer é um pequeno programa desenvolvido pela SpeedGuide.net que altera algumas configurações avançadas do protocolo TCP/IP no seu computador com apenas alguns clicks e sem muito trabalho. Veja como é simples:

Primeiro Passo

Antes de tudo é necessário fazer o download do program TCP Otimizer. Salve-o em uma pasta de fácil acesso.

Obs.: No nosso caso o arquivo em questão foi salvo na área de trabalho dentro de uma pasta chamada TCP.

Segundo Passo

Execute o programa com privilégios de administrador.

Obs.: Para isto você deve clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e em seguida selecionar a opção “Executar como administrador”.

Nota: Ao abrir o programa você poderá observar como a sua conexão está configurada atualmente (“Current”).

Terceiro Passo

Então para começar a otimização configure-a na seguinte ordem:

1. Em “Connection Speed”, arraste seletor até a velocidade contratada da sua conexão. Por exemplo 1Mbps, 3Mbps, 10Mbps, etc.
2. Marque a caixa “Modify All Network Adapters”
3. Clique na opção “Optimal”
4. Clique no botão “Apply changes”

Obs.: Após clicar em “Apply changes” uma outra janela se abrirá, nela você verá um resumo do que está sendo alterado.

Clique em “OK”. Em seguida o computador precisará ser reinicializado.

Pronto! Após reiniciar, a conexão de internet do seu computador estará otimizada para a velocidade adequada com a qual você contratou. Simples não?


Comentários