Xenofobia, eu?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiv0R6Eqi7mrbim24Oehmrib3MbZnuXOmTlW0IhKqARCSc8HR4zNmplzVZXecVR8WfJCQh-FBOYq-Ce7GuW1sBbmw2yFnSu8NRYA-wjZtKi_xHuYWTpQSMSPtZXJuzB-GViap3n/s1600/Macaco%252Bdando%252Bo%252Bdedo.jpg


Xenofobia (do grego ξένος, translit. xénos: "estrangeiro"; e φόβος, translit. phóbos: "medo.") é o medo irracional (?), aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros.

Não foi apenas uma vez que vi alguém falar que ouviu um estrangeiro (turista visitando o Brasil) falar mal da gente. Não é a primeira vez que presencio estrangeiros falarem mal do nosso país e de nossa gente.

Na sexta-feira 23 de Setembro, quando atravessava de São Luís para Alcântara, num barco cheio de brasileiros, dois alemães e um francês ouvi o francês falar em tom de piada dos brasileiros, dizia que o Brasil tem "os macacos mais inteligentes do mundo", seguindo ao comentário riam-se os alemães da piada. Me admira que a Brasiliense que os acompanhava não protestou da brincadeira, apesar de não sorrir.

Fiquei chateado, além dele fazer piada com nossa gente, ele também imaginava que ali, ninguém o entenderia, pois falava em inglês. Senti uma vontade grande de dizer às pessoas que estavam no barco, já em alto mar o que estava acontecendo, e quem sabe provocar um "homem ao mar".

Segurei-me mas comentei com a acompanhante da turma de estrangeiros que ela deveria advertir o amigo, para quando falasse mal da gente que tomasse cuidado, pois alguém poderia entender e ele acabaria, quem sabe, se dando mal.

O que eu passei a sentir, não imaginava que seria possível. Algo como a condenável, feia e injusta, xenofobia. Ora, estou (estamos?) cansado de saber dessas mal educadas manifestações de turistas estrangeiros, de humilhações que os brasileiros passam em aeroportos pelo mundo, de maus tratos em consulados ao pedir visto, de casos escabrosos contra nosso orgulho de ser Brasileiro.

O que eles vem fazer aqui, se tudo os desagrada?

Somos um povo hospitaleiro, que faz de tudo para agradar, que faz de tudo para entender os gaguejados em português, tentamos ajudar e levar o turista aonde ele quer, indo deixa-lo se possível, além de informar aonde ir. Certamente esse carinho não recebemos de qualquer um, quando visitamos países na América do Norte ou Europa.

Devemos saber que somos bons, que devemos sim receber bem, mas que não devemos perder a medida e tratar como somos tratados.

Direito de reciprocidade, ou seremos mesmo macacos nada inteligentes!


Comentários