O pecado do filme "The Fourth Kind"


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF3Q0WMyrmPnASF6o0KM7OO0SK3I5_9dHL67xvwAfs8P2ocb9GXZzWvtd-NVt7-wfbjqmTvyXj1exsq9vCoPlkauMl2xhWZEdYegD3n7xSoadrj8HXxe9ag8qhG67SL5CoKJd2/s1600/the-fourth-kind-original.jpg


Durante a abertura da projeção, antes que o filme tenha início, somos apresentados pela atriz Mila Jovovich nos informando que o longa em que estamos prestes a assistir é baseado em fatos e imagens reais coletadas e cedidas pela doutora (o cartaz do filme também nos informa isso). Ela informa à platéia que interpretará a personagem principal da trama e que as cenas a seguir são perturbadoras. No entanto, com uma breve pesquisa na internet percebemos que o que o filme nos apresenta, na realidade, não se trata de uma história real. E que os registros da tal psicóloga Abigail Tyler são de um site viral criado pela própria distribuidora do filme.

Como se não bastasse, ao final do filme a atriz retorna a conversar com a câmera, juntamente com o diretor do filme, apresentando dados sobre as visitas do FBI ao município em que se passa a película. São dois momentos desnecessários, que estragam a experiência e empobrecem a narrativa, parecendo tentar convencer o expectador de que tudo aquilo realmente aconteceu. A sensação que fica é a extrapolação dos limites narrativos para que quem esteja assistindo acredite piamente no que é mostrado durante a projeção.


By Thiago Almeida




Comentários