Teoria da conspiração e o direito de saber - updated



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQeALKJLECQIo5Yh-KANhE6FsmWOxZRfjdDe-btp3KB4GClDUhb2xz5-hrFgqA_LvY8cAmvCKZq7VIDdKlxK-fkRBOtbdfBnWH8mhKYAAaSk9HXjv1ZQu6eVl2uqsIWejkFtaZ/s1600/index.php.gif


Como diz Foucault, o saber é poder, e poder não é pra todo mundo, se um tem o outro deixa de ter... bom, se você não sabe, o governo tem mais poder.

Há o direito de saber: se você vai morrer, se o produto que tá comprando faz mal, se o passado das pessoas que te cercam te condenam..., etc.

Sempre se nomeiam jocosamente de "teoria da conspiração" as notícias sobre articulações dos governos e instituições para controlar os desígnios de nossas vidas, pois são tão absurdas as tais "conspirações" que parecem invenção de roteirista de cinema.

Por falar em cinema, lembrei do filme Conspiracy Theory com Mel Gibson, onde a personagem sofre perseguição semelhante a que ocorre com o idealizador do Wikileaks, o cara é acusado de violência sexual, ora! O que tem a ver (se fosse verdade) o fato do cara ser tarado com as coisas que ele publica sobre o governo americano? Porque ele seria tarado, as informações seriam mentirosas?

Se fossem desprovidas de verdade, ou mesmo credibiliade, o site Wikileaks não teria sido retirado do ar. Retirar o site do ar, confirma a verdade do que se diz e o que se diz confirma a teoria da conspiração...



Comentários