Filmes aterradores



Quando eu assisti "Um ensaio sobre a cegueira", comentei com os amigos que aquele seria um filme que toda pessoa deveria assistir, mas que eu não o assistiria novamente. Ao contrário dos filmes que te aterrorizam com monstruosidades que ficam no cinema quando você vai embora, tanto "Blindless" como "Dogville" são filmes que te apresentam monstros que te seguem quando você sai da sala de exibição, esses monstros estão dentro de você!

Sempre me criticam quando digo sobre a maldade das pessoas ser algo intrínseco delas, que é mais fácil ser mal que ser bom, que encontramos mais maldade do que bondade, e que às vezes até a bondade disfarça a maldade. Mas assistindo esses filmes podemos ter uma amostra do que são capazes a maioria das pessoas.

O que nos deixa inquietos é que podemos encontrar explicação para a maldade, no entanto nada justifica certas atitudes. Durante o filme Dogville, não me identifiquei com os algozes que aparecem durante todo o filme, embora perceba que não estariamos isentos, enquanto humanos, num acesso de loucura de poder fazer aquilo. O que me aterra é justamente no final do filme, desejar o que o último bandido (a) faz. Não podemos negar o selvagem ou o ser monstruoso que possuímos.

A genialidade da trama está na experência de um pai, que sabia tudo o que iria acontecer e permitiu por que era a única forma de ensinar. Não podemos deixar de ver que mesmo querendo ensinar, o pai também foi mau e egoísta. Que pai? Só assistindo o filme.

Certa vez li que "possuímos dentro de nós, dois lobos: um bom e um mau, e que estão em luta para dominar o lugar... E o que vence será o que melhor alimentarmos."

Download

Dogville - link
Blindless - link 1 ou link 2 ou link 3

Comentários

criSOLeide Silva disse…
Assisti Ensaio sobre a cegueira quando você comentou comigo um tempo atrás. Naturalmente eu também duvidei da existência dos monstros que habitam em nós, por cegueira mesmo, talvez por ter um mundo fantasioso e distante da realidade.

Hoje, apesar de ter uma essência bem otimista da vida e das pessoas, e de deixar praticamente meu monstro a míngua, confesso que mesmo assim, adoro quando ele dá as caras e pede comida.

Você tem razão em tudo que disse, e blindless é muito muito navalha na carne, e só de imaginar DOGville... Eu vou te contar um segredo: Eu morro de medo da Nicole Kidman.