BOLSAS DE ESTUDO E DE PESQUISA



INSTITUIÇÕES QUE OFERECEM BOLSAS DE ESTUDO E DE PESQUISA




Pessoas que desejam estudar em cursos de educação superiores de qualidade, ou realizar pesquisas acadêmicas, podem pleitear bolsas de estudo ou de pesquisa que são concedidas por diversas entidades nacionais ou internacionais. Coloca-se infra um pequeno leque de instituições onde estudantes e pesquisadores podem se candidatar:



• AGÊNCIA ESPANHOLA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - AECID:

Concessão de bolsas de até dois anos, de mestrado e doutorado na Espanha.

www.aeci.es

www.becasmae.es



• ALEXANDER VON HUMBOLDT FOUNDATION - AvH:

Bolsas oferecidas para pesquisadores estrangeiros (pós-doutorado) na Alemanha, em diversas áreas, principalmente em ciências humanas, saúde e ambiente.

www.humboldt-foundation.de

www.avh.de



• AMERICAN ASSOCIATION OF UNIVERSITY WOMEN - AAUW:

Concessão de bolsas para programas de pesquisa, mestrado, doutorado e pós-doutorado nos EUA para mulheres não-estadunidenses e que não residam no país.

www.aauw.org



• BOLSAS LEMANN:

Programa de bolsas esportivas para estudantes estrangeiros que queiram estudar nos Estados Unidos, jogando tênis pelas universidades de lá. 

www.tennisview.com.br



• CENTRE FOR INTERNATIONAL MOBILITY - CIMO:

Concessão de bolsas para jovens pesquisadores e estudantes de pós-graduação em universidades finlandesas.

www.cimo.fi



• CENTRO FRANCO-BRASILEIRO DE DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA - CENDOTEC:

Bolsas de estudos para programas de graduação, doutorado, pós-graduação e docentes, nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Educação/Formação de professores e Ciências Sociais.

www.cendotec.org.br



• COMISSÃO FULBRIGHT:

Bolsas para programas de "mestrado-sanduíche" (realizado uma parte no Brasil e outra no exterior) em educação ou comunicação.

www.fulbright.org.br



• CONSELHO BRITÂNICO - THE BRITISH COUNCIL:

Concessão de bolsas de estudos para programas de pós-graduação no Reino Unido em diversas áreas, exceto às de artes e línguas.

www.britishcouncil.org/brazil



• CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS - CRUB:

Faz a divulgação de bolsas de estudo para pós-graduação, oferecidas por entidades nacionais e estrangeiras.

www.crub.org.br



• CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPq:

Concessão de bolsas, desde iniciação científica a pós-doutorado, no Brasil e no exterior.

www.cnpq.br



• COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES: 

Concessão de bolsas para programas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, no Brasil e no exterior.

www.capes.gov.br



• DAQUIPRAFORA:

Oferece serviços de consultoria para estudantes que desejam obter bolsas de estudo, acadêmicas ou esportivas, nos programas de graduação e pós-graduação de diversas universidades estadunidenses.

www.daquiprafora.com.br



• EDUCAFRO:

Concessão de bolsas de estudo para curso pré-vestibular para afrodescendentes e pessoas carentes, que também têm a chance de pleitear, pela instituição, bolsas integrais ou parciais em universidades parceiras da Entidade.

www.educafro.org.br



• EMBAIXADA BRITÂNICA NO BRASIL:

Divulgação de informações sobre cursos de graduação e pós-graduação, e de processos de bolsas de estudo (para programas de pós-graduação), empréstimos e doações para estudantes estrangeiros que queiram estudar no Reino Unido.

http://ukinbrazil.fco.gov.uk/pt/



• EMBAIXADA DA ARGENTINA NO BRASIL - PROGRAMA MUTIS:

Bolsas para programas de mestrado e especialização em universidades argentinas para diversas áreas.

www.brasil.embajada-argentina.gov.ar



• EMBAIXADA DA AUSTRÁLIA:

Bolsas para programas de pós-graduação, mestrado e doutorado. As bolsas devem ser solicitadas diretamente nas universidades australianas.

http://studyinaustralia.gov.au/Sia/pt/Home.htm



• EMBAIXADA DA ÁUSTRIA:

Divulgação de bolsas oferecidas por instituições austríacas.

www.austria.org.br



• EMBAIXADA DA ITÁLIA:

Concessão de bolsas para programas de graduação, pós-graduação, doutorado ou de estudo de língua italiana, para estudantes brasileiros ou italianos residentes no Brasil. Os candidatos devem conhecer a língua italiana e devem ser menores de 36 anos, com exceção dos candidatos que forem professores de italiano e que efetivamente desenvolvam a atividade de ensino deste idioma.

www.ambbrasilia.esteri.it/Ambasciata_Brasilia



• EMBAIXADA DO CANADÁ:

A Embaixada do Canadá administra bolsas, em diversas áreas, de seu Governo, inclusive para docentes e doutorandos, em parceria com o Conselho Internacional para Estudos Canadenses - ICCS/CIEC. Interessados devem entrar em contato diretamente com as universidades canadenses.

www.canadainternational.gc.ca/brazil/index.aspx?lang=pt 



• EMBAIXADA DO JAPÃO NO BRASIL:

O Governo Japonês, por meio de seu Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, oferece seis tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas: a) pesquisa; b) graduação, c) escola técnica; d) cursos profissionalizantes; e) treinamento de professores; f) cultura e língua japonesa. as quatro primeiras bolsas são concedidas entre os meses de abril e junho e as duas últimas entre janeiro e fevereiro. Destacam-se os programas Fundação Japão e o JET Programme.

A Embaixada do Japão recebe inscrição somente dos candidatos residentes no Distrito Federal, e dos estados de Goiás e Tocantins. Os residentes dos demais Estados deverão entrar em contato com o Consulado Geral do Japão de sua região.

www.br.emb-japan.go.jp



• FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS - FINEP:

Concessão de financiamentos reembolsáveis ou não-reembolsáveis para apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, como pesquisas básicas, ou aplicadas, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos, etc.

www.finep.gov.br



• FUNDAÇÃO ALEXANDER S. ONASSIS:

Concessão de bolsas, na Grécia, para pesquisadores, estudantes doutores e professores estrangeiros que tenham como escopo estudar a língua, história ou cultura grega em diversas áreas do conhecimento.

www.onassis.gr



• FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA:

Concessão de bolsas para programas de pesquisa básica e aplicada, iniciação cientifica, instalação de recém-doutores e cursos de pós-graduação stricto sensu, de instituições paranaenses.

www.fundacaoaraucaria.org.br



• FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - FUNCAP:

Concessão de bolsas, em instituições cearenses, para programas de iniciação cientifica, mestrado e doutorado, pesquisadores visitantes, dentre outros.

www.funcap.ce.gov.br



• FUNDAÇÃO DE AMPARO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO - FACEPE:

Concessão de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, entre outras, para estudantes oriundos de instituições pernambucanas.

www.facepe.br



• FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE ALAGOAS - FAPEAL:

Concessão de bolsas para programas de iniciação científica, aperfeiçoamento/especialização, mestrado, doutorado e recém-doutores, pesquisador, pesquisador visitante, treinamento de técnico de apoio à pesquisa, em instituições alagoanas.

www.fapeal.br



• FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MATO GROSSO - FAPEMAT:

Concessão de bolsas de estudos nas modalidades de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, e de apoio técnico, no Brasil e no exterior.

www.fapemat.br



• FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG:

Concessão de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, entre outras, para estudantes oriundos de instituições mineiras habilitadas na FAPEMIG.

www.fapemig.br



• FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESP:

Concessão de bolsas para programas, desde iniciação científica a pós-doutorado, no Brasil ou no exterior.

www.fapesp.br



• FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO PIAUÍ - FAPEPI:

Concessão de bolsas de estudo para programas de iniciação científica para estudantes piauienses do ensino médio, de desenvolvimento científico regional, gestão compartilhada em ciência e tecnologia em saúde, etc.

www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/home/



• FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FAPERJ:

Concessão de bolsas de iniciação científica, ou tecnológica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, pesquisador, entre outras, para estudantes do Rio de Janeiro.

www.faperj.br



• FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - FAPERGS:

Concessão de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, entre outras, para cursos de instituições sul-rio-grandenses que ainda não tenham bolsas da CAPES e do CNPq.

www.fapergs.rs.gov.br



• FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL - FAPDF:

Concessão de bolsas de iniciação científica, de demanda espontânea, dentre outras, para pesquisadores que queiram realizar suas pesquisas no Distrito Federal.

www.fap.df.gov.br



• FUNDAÇÃO DE APOIO E DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL - FUNDECT:

Concessão de bolsas de estudo para programas de iniciação científica, mestrado e doutorado em instituições localizadas no Mato Grosso do Sul e para doutorado em outros Estados brasileiros, em áreas ou temas relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, social ou cultural do Estado.

http://fundect.ledes.net



• FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA - FUNCITEC:

Concessão de bolsas para programas de iniciação científica, mestrado e doutorado e divulgação de abertura de outros editais de pesquisa.

www.funcitec.rct-sc.br



• FUNDAÇÃO FORD:

Concessão de bolsas de estudo para programas de mestrado stricto sensu e doutorado, no Brasil ou no exterior, relacionados a um dos campos de atuação da Fundação: a) desenvolvimento comunitário; b) financiamento para o desenvolvimento e segurança econômica; c) qualificação da força de trabalho; d) meio ambiente e desenvolvimento; e) artes e cultura; f) educação e ensino superior; g) mídia; h) religião, sociedade e cultura; i) sexualidade e saúde reprodutiva; j) sociedade civil; k) governo; l) direitos humanos.

www.programabolsa.org.br



• FUNDAÇÃO INTERNACIONAL MATSUMAE DO JAPÃO - MIF:

Concessão de bolsas para doutores brasileiros, pesquisadores e com idade até 40 anos, desde que os mesmos não tenham anteriormente permanecido no Japão por mais de duas semanas, nas áreas de ciência natural, engenharia e medicina, para programas com duração mínima de três meses.

www.mars.dti.ne.jp/~mif/index.html 



• FUNDAÇÃO JAPÃO:

A Fundação Japão concede bolsas para estudiosos, nas áreas de cultura e ciências, que queiram desenvolver as suas pesquisas no Japão e promove diversos programas de auxílio, destinados às instituições e organizações referentes aos estudos japoneses, como também programas de intercâmbio intelectual tais como projetos de pesquisa colaborativa e diálogos que proporcionem o entendimento regional de questões globais. Todos os programas encerram suas inscrições no dia 1 de dezembro de cada ano (data para chegada do formulário devidamente assinado e preenchido na Fundação Japão).

www.fjsp.org.br



• FUNDAÇÃO KONRAD ADENAUER:

A cada 2 anos a Fundação, mediante aprovação de sua diretoria, abre seu programa de bolsas para estudantes brasileiros. O próximo está previsto para ocorrer em 2010.

www.adenauer.org.br



• FUNDAÇÃO NIEMAN PARA JORNALISMO EM HARVARD:

A cada ano a Fundação concede bolsas de estudo a 12 jornalistas estrangeiros selecionados, que tenham no mínimo 5 anos de experiência, para assistir aulas na Universidade de Jornalismo de Harvard e participar das atividades e programas da Fundação.

www.nieman.harvard.edu/NiemanFoundation.aspx#



• FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN:

Fundação sem fins lucrativos e desvinculada da empresa Volkswagen, que concede bolsas para jovens pesquisadores, cientistas e instituições acadêmicas das áreas de ciências naturais, engenharia e economia.

www.volkswagen-stiftung.de



• GRADUATED WOMEN IN SCIENCE - GWIS:

Concessão de bolsas de estudos para mulheres cientistas, que sejam pesquisadoras da área de ciências naturais, em programas de graduação ou de pós-doutorado de universidades estadunidenses ou não. As candidaturas são sempre encerradas no 15º dia do mês de janeiro.

www.gwis.org



• HUBERT H. HUMPHREY FELLOWSHIP PROGRAM:

Concede bolsas de 10 meses para aperfeiçoamento profissional nos Estados Unidos, para quem ainda não tenha colado grau e que tenha no mínimo 5 anos de experiência trabalhista, em diversas áreas.

www.humphreyfellowship.org



• INSTITUTE OF INTERNATIONAL EDUCATION - IIE:

Concessão de bolsas de estudo para pesquisadores que desejem realizar seu doutorado em uma universidade estadunidense.

www.iie.org/Website/WPreview.cfm?WID=187



• INSTITUTO CAMÕES - PORTUGAL:

Concede bolsas de mestrado e doutorado para estudantes estrangeiros que queiram realizar seus estudos em Portugal e apóia também o estudo e a pesquisa na área da Língua e da Cultura Portuguesa.

www.instituto-camoes.pt



• INSTITUTO LING:

Oferece bolsas de estudos parciais, destinadas aos melhores cursos de MBA e LLM dos EUA e Europa.

www.institutoling.org.br



• INTERNATIONAL CENTRE FOR THEORETICAL PHYSICS - ICTP:

Divulgação de programas de bolsas de estudos para estudantes e/ou pesquisadores.

www.ictp.it/



• INTERNATIONAL DEVELOPMENT RESEARCH CENTER - IDRC:

Divulgação de informações sobre programas de bolsas de estudo e cursos para estudantes oriundos de países em desenvolvimento.

www.idrc.ca/lacro/



• INTERNATIONAL FOUNDATION FOR SCIENCE - IFS:

Concessão de apoio a pesquisadores, na área de gestão sustentável dos recursos naturais, oriundos de países em desenvolvimento.

www.ifs.se/



• JAPANESE INTERNATIONAL COOPERATION AGENCY - JICA:

Concede bolsas de estudos para intercâmbio no Japão e informações sobre cooperação técnica. 

www.jica.org.br



• JOHN SIMON GUGGENHEIM MEMORIAL FOUNDATION:

Concessão de bolsas a intelectuais e artistas de comprovada qualificação, tanto em trabalhos de erudição quanto na criação artística, em pesquisas ou em criações artísticas.

www.gf.org/portug.html#top



• MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES - MRE:

Divulga informações sobre bolsas de estudo oferecidas por organismos internacionais, órgãos estrangeiros públicos e privados e agências estrangeiras de fomento ao desenvolvimento.

www.mre.gov.br



• NETHERLANDS FELLOWSHIP PROGRAMME - NFP: 

O Programa Neerlandês de bolsas de estudo se dirige exclusivamente a profissionais, porém, o candidato não pode estar trabalhando em uma grande indústria, grande empresa, ou multinacional. Consiste de dois programas: a) academic programme: bolsas de estudo para mestrados e doutorados; b) training programme, bolsas de estudo para cursos curtos e tailor-made training.

www.mfa.nl/bra-pt



• ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS - OEA:

Concede bolsas de estudos para programas de mestrado, doutorado e de pesquisa de pós-graduação nos Estados membros e observadores da Organização.

www.educoea.org



• ROTARY CLUB:

Concede bolsas de estudos para programas de intercâmbio, graduação e pós-graduação em diferentes áreas no exterior.

www.rotary.org.br



• SERVIÇO ALEMÃO DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO - DAAD:

Bolsas, nas diversas áreas do conhecimento, para programas de graduação, pós-graduação, doutorado, programas especiais ou interinstitucionais para brasileiros na Alemanha.

http://rio.daad.de



• SIGMA XI - THE SCIENTIFIC RESEARCH SOCIETY:

Concessão de apoio a estudantes, graduados ou não, em programas de pesquisa. As candidaturas são abertas duas vezes ao ano, encerrando-se no dia 15º dia dos meses de maio e outubro.

www.sigmaxi.org



• UNIVERSIA:

Divulga oportunidades de bolsas de estudos de diversas instituições e suas exigências para a candidatura.

www.universia.com.br



• UNIVERSIDAD DE ALICANTE:

Concede bolsas de estudos para estrangeiros graduados a nível superior que queiram estudar na Espanha, e em alguns casos para estudantes que estejam cursando o último ano de sua graduação.

www.ua.es



• UNIVERSITY OF EAST ANGLIA - UEA (REINO UNIDO):

Concessão de bolsas de estudos parciais (de 10% a 50%) para estudantes estrangeiros.

www.uea.ac.uk/international



• UNIVERSITY OF HELSINKI (FINLÂNDIA):

Oportunidades de bolsas de estudos para estudantes estrangeiros que tenham sido aceitos em um dos programas internacionais de mestrado da universidade.

www.helsinki.fi/university/index.html



• WWF-BRASIL: 

Concede bolsas e apoio financeiro a pesquisas de mestrado e doutorado que versem sobre conservação ou manejo dos ecossistemas brasileiros, como o “Programa Natureza e Sociedade” e o programa de bolsas “Prince Bernhard”.

www.wwf.org.br




Comentários