Monólogos de "Adaptation" - Pensamentos belos e tristes...


Não existem regras, quem disser que sim... Espera aí! Regras não, mas princípios tem que existir! Uma regra o obriga a fazer algo de um determinado jeito, um princípio diz que algo (works) tem dado certo sendo feito daquele modo ao longo de muito tempo...

(john malkovich - alterego)

(...)

...é que essas flores têm uma relação especial com o inseto que as poliniza.
Cada orquídea se parece com um tipo de inseto que é atraído por ela.
Seu duplo, sua alma gêmea. Tudo que ele quer é fazer amor com ela. Daí ele
voa avista e faz amor com sua alma gêmea, polinizando-a.
Nem a flor nem o inseto jamais percebem a importância do seu ato sexual.
Como saberiam que sua dança dá vida ao mundo? E dá.Fazendo o que foram programados para fazer algo magnífico acontece.
Eles nos ensinam a viver. Que nosso único barômetro é o coração. Quando vir
sua flor não deixe que nada se interponha em seu caminho.

(John Laroche)

(...)

Gostaria de querer algo, como essas pessoas desejam isso, mas.. isso não faz parte da minha constituição.

O segredo está em se desvencilhar facilmente de algo ao qual empenhou sua alma... Quando amamos algo de fato, não ficaria algum resquício? Mas o final tem que ser definitivo!

A adaptação é um processo profundo, por isso gosto das plantas, elas são mutáveis, precisamos nos adaptar ao mundo para sobreviver... mas é fácil para as plantas, elas não tem memória, elas simplesmente passam para a fase seguinte, mas para as pessoas, adaptar-se é quase vergonhoso. É como fugir.

(Susan Orlean)

(...)

Eu tenho alguma idéia original na minha cabeça careca? Se fosse mais feliz, vai ver meu cabelo não caía. A vida é curta e devemos aproveitá-la ao máximo. Preciso ir ao médico. Estou com um caroço na perna. Devia ir ao dentista. Se não adiasse tudo, seria mais feliz. Passo os dias sentado. Se tivesse uma bunda menor, seria mais feliz. Não usaria a camisa para fora. Como se enganasse alguém. Devia voltar a correr... 8km por dia. Sério, dessa vez. Podia fazer alpinismo. Preciso mudar de vida. Como? Preciso me apaixonar... arranjar uma namorada. Preciso ler mais, estudar.
E se eu aprendesse russo? Ou tocar um instrumento? Ou chinês! Eu seria o roteirista que fala chinês e toca oboé. Seria genial. Talvez tosar o cabelo. Parar de agir como um cabeludo. Ser seguro é o que atrai as mulheres. Homem não precisa ser bonito. Isso não é mais verdade hoje.
O homem sente a mesma pressão que a mulher. Vai ver é a química do meu cérebro. É isso! É químico. Meus problemas e a ansiedade derivam de um desequilíbrio químico... sinapses errantes. Mas vou continuar feio.

(john malkovich)

(...)

Existem mais de 30.000 espécies de orquídeas. Uma lembra uma tartaruga.
Outra, um macaco.Outra parece uma cebola. Outra, uma professora.
Outra, uma ginasta. Uma parece aquela colegial de pele leitosa.
Ou uma intelectual de N Y...com quem se faz palavras cruzadas na cama.
Outra parece uma Miss do interior. A outra lembra Amélia. Os olhos de uma são alegres. Os da outra têm a tristeza do mundo.

(Charlie Kaufman)

(...)

Existem idéias, coisas e pessoas demais.
Caminhos demais a seguir, comecei a achar que é importante gostar de algo com paixão, pois isso reduz o mundo à um tamanho administrável.

(Susan Orlean)

(...)

Eu pensava que só precisaria esperar o suficiente para que chegasse uma pessoa assim... como minha mãe... que me entendesse me dissesse apenas "sim". E eu entenderia que não estava só.

(John Laroche)

Do Filme "Adaptation" (2002)

Comentários