Criando uma rede com PCs e um cabo Crossover

Olá pessoal, mostrarei agora para vocês como criar uma rede entre dois micros usando um cabo de rede chamado crossover. Bom, isso é muito bom para compartilhamento de impressoras e acesso a internet. Então, vamos lá.

Para começar, o usuário tem que ter duas placas de redes em um dos computadores, sendo que uma placa será conectada a um modem banda larga, e a outra servirá para conectar um computador ao outro através desse cabo crossover. Lembrando que o primeiro computador só precisará de duas placas de rede se o usuário quiser colocar internet compartilhada.

Agora passo para vocês certas limitações de uma rede cross-over

1. O computador que compartilhar internet terá que ficar sempre ligado, ele será tipo um servidor, pois se caso ele for desligado o outro computador deixará de ter o compartihamento da internet.

2. Nessa rede só dá pra compartilhar 2 computadores.

Deixa eu explicar o seguinte:

Cabos de rede do tipo par trançado possuem oito fios divididos em quatro pares e normalmente usam uma configuração chamada pino-a-pino, onde a posição dos pares nos dois conectores do cabo é a mesma. Isto é, a posição dos fios é a mesma para os dois conectores do cabo.

Nas placas de rede Fast Ethernet, um par é usado para fazer a transmissão dos dados, enquanto outro par é usado para fazer a recepção dos dados e o restante dos pares não são usados, portanto nos cabos de redes são usados apenas 2 pares de fios. E é por isso que se usar cabo pino a pino para ligar um computador no outro o usuário conectará um par de transmissão de um computador no par de transmissão de outro computador e o par de recepção de um computador no par de recepção de outro computador.

Já o cabo Cross-Over é um cabo de rede comum com uma forma de clipagem diferente do cabo normal. Com esse cabo o usuário conecta o par de transmissão de um computador ao par de recepção do outro computador, e o par de recepção de um computador ao par de transmissão de outro computador. Isso faz com que os computadores troquem informações, pois um manda e outro recebe.

O segredo da diferença de cabo cross-over e de cabo pino a pino está em seus conectores, precisamente no posicionamento dos fios. No cabo pino a pino, o posicionamento das pontas são iguais, já no cabo cross-over o posicionamento de uma ponta a outra são diferentes.

O usuário pode optar em comprar esse cabo pronto ou ele mesmo fazer. Listarei logo abaixo o posicionamento dos fios, tanto do cross-over como o do pino a pino

Primeiramente tenho que mencionar que todo cabo de rede vem com 4 pares transsados entre si em cores parecidas. As cores que vem são: Branco com marrom, marrom, branco com laranja, laranja, branco com verde, verde, branco com azul, azul. Bom. Vamos ao cabo cross-over:

IMPORTANTE: A seqüência de fios começa da esquerda para direita e a posição do conector (RJ45) tem que ficar com o a presilha de engate para baixo.

Cabo cross-over

1ª Ponta: Branco com verde, verde, branco com laranja, Azul, branco com azul, laranja, branco com marrom, marrom.

2ª Ponta: Branco com laranja, laranja, branco com azul, verde, branco com verde, azul, branco com marrom, marrom.

Cabo Pino a Pinco

1ª Ponta: Branco com verde, verde, branco com laranja, Azul, branco com azul, laranja, branco com marrom, marrom.


2ª Ponta: Branco com verde, verde, branco com laranja, Azul, branco com azul, laranja, branco com marrom, marrom.


INSTALAÇÃO:

A instalação dessa rede usando cross-over é muito simples. Como eu falei anteriormente, se o usuário quiser compartilhar uma internet, ele terá que ter em uma das máquinas uma das máquinas 2 placas de rede. Considerando que o usuário já tenha o cabo de rede cross-over pronto, vamos conectar o cabo em ambos os computadores e pronto, a sua rede estará montada.

Agora se o usuário quiser colocar mais de 2 computadores em uma rede, ele terá que usar um aparelho chamado hub switch ao invés de usar um cabo cross-over, terá que usar um cabo de rede pino a pino. Neste caso, a rede ficará da seguinte forma:

Será conectado no computador que tem acesso à internet um cabo pino a pino diretamente em um hub switch de os outros computadores serão ligados a este hub, cada um com um cabo pino a pino. O processo de configuração é o mesmo.

Bom, a rede física está montada, mas a lógica não está, então agora vamos configurar a rede. Para simplificar melhor e para maior entendimento também, vamos chamar o computador no qual está ligado a internet de “servidor”, e os demais computadores de clientes. O que precisamos fazer agora é compartilhar a conexão com a internet. A configuração no computador cliente é simples, o que precisamos fazer é dizer a ele para usar todas as configurações definidas pelo servidor, agora, como fazer isso?

No computador servidor, clique no botão iniciar – Painel de controle – Conexões de Rede. Lá o usuário verá as placas de rede que estão instaladas no computador. A placa no qual foi encaixado o cabo cross-over estará com um ponto de exclamação da cor amarela, dizendo que a conectividade está nula ou limitada. Isso acontece porque o computador entende que tem um cabo de rede encaixado, ou seja ele entende que há uma rede, mas não está ainda configurada. Só que o que nos interessa agora é a placa de rede no qual está instalado o cabo de acesso a internet banda larga, então clique com o botão direito do mouse em cima dessa placa e no menu que aparecerá clique em “Propriedades”. Feito isso, clique na guia “Avançado”. Lá marque essa caixa de diálogo “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão desse computador à internet” e certifique-se de que a opção “Permitir que outros usuários da rede controlem ou desativem o compartilhamento da conexão com a Internet” está desmarcada. Clique em ok e pronto. Agora, se o usuário estiver fazendo isso com uma conexão discada, ele terá que fazer isso nas configurações da conexão discada. Agora, o Servidor está configurado. A Placa de rede no qual estava com conectividade nula, agora está agora está mostrando como compartilhada em suas propriedades.

Se você não tem acesso à Internet de banda larga – ou seja, o usuário tem apenas uma única placa de rede instalada em cada computador – o procedimento é diferente, já que o usuário não poderá compartilhar sua conexão com a Internet, já que o usuário não tem uma. Neste caso o modo mais fácil de configurar a sua rede é fazendo a configuração manual das placas de rede. Isto é feito nas configurações do TCP/IP de cada computador, e mostrarei como isto é feito.

Bom, para obter as configurações automaticamente através da rede, precisamos configurar o computador, não é complicado fazer, pois é a configuração padrão do Windows.

Vamos lá em “Conexões de Rede”. Iniciar – Painel de Controle – Conexões de Rede. Lá o usuário irá ver sua placa de rede, e provavelmente ela estará com conectividade nula ou limitada. Isso é normal.


Clique com o botão direito sobre a placa e vá em “propriedades”. Depois dê um clique Duplo em “Protocolos TCP/IP”. Lá o usuário precisa verificar se as opções “Obter um endereço IP automaticamente” e “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente” estão marcadas.




Após clicar em Ok sua placa de rede provavelmente continuará sendo listada como tendo “Conectividade nula ou limitada” com um sinal de exclamação amarelo, então vamos clicar 2 vezes sobre a placa de rede e depois que aparecer a janela, clique na guia suporte e depois clique em “Reparar” para atualizar a conexão de rede.

Agora é só fazer o teste, abrir um site no computador cliente para testar a conectividade da internet.

Se o usuário não tem acesso à Internet de banda larga – ou seja, se o usuário tem apenas uma única placa de rede instalada em cada computador – precisará configurar manualmente o protocolo TCP/IP. O usuário deve seguir todos os passos apresentados nesta página, mas quando chegar na parte de configuração do protocolo TCP/IP (Figura 9) o usuário precisará fazer a configuração manualmente em vez de deixá-la em modo automático.

Em um dos computadores, você deve configurar seu computador da seguinte forma:

  • Marque a opção Usar o seguinte endereço IP
  • Endereço IP: 192.168.0.1
  • Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
  • Gateway padrão: 192.168.0.1
  • Marque a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS
  • Servidor DNS preferencial: 192.168.0.1

Você deve configurar o outro computador da seguinte forma:

  • Marque a opção Usar o seguinte endereço IP
  • Endereço IP: 192.168.0.2
  • Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
  • Gateway padrão: 192.168.0.1
  • Marque a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS
  • Servidor DNS preferencial: 192.168.0.1

Comentários